Algoritmo da Vida

Rollingstone

Algoritimo da Vida

Estudos comprovam que pessoas em estado depressivo usam com frequência um padrão de palavras e frases. É a gramática da depressão. Sinais, que na verdade são pedidos de ajuda, e estão muito presentes nas redes sociais. O Algoritmo da vida rastreia posts públicos no Twitter com a presença desses termos, identificando usuários que potencialmente estão em algum estágio depressivo. Em seguida, um perfil secreto, auxiliado por psiquiatras, entra em contato para oferecer ajuda.

“O desejo de tirar a própria vida é sempre ambíguo. A pessoa não sente que a vida vale a pena, mas gostaria de encontrar pelo menos um fio de esperança que a ajudasse a seguir em frente. Iniciativas como o Algoritmo da Vida são importantes por causa disso – saber que foi ouvido e que pode haver outra saída é transformador para um suicida potencial. Não tenho dúvidas de que vidas serão salvas e o sofrimento será poupado com a ajuda dessa ferramenta”, aposta o psiquiatra Daniel Barros, professor da Faculdade de Medicina da USP e consultor do projeto.

“A Rolling Stone, como um veículo voltado à cultura pop e, principalmente, à música, lida todos os dias com a depressão ou seus sintomas. E isso é alarmante”, diz Pedro Antunes, editor-chefe da Rolling Stone Brasil. “Muitos músicos pediram ajuda nas suas músicas. Veja o caso de Kurt Cobain ou de Chester Bennington, do Linkin Park, por exemplo. Vidas chegaram ao fim de forma precoce por conta da depressão. Tudo o que pudermos fazer para diminuir esse número precisa ser nossa prioridade”, completa. 

De acordo com Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys, a maioria das postagens identificadas têm um padrão comum. “Com tantos recursos tecnológicos à nossa disposição e com tantas pessoas clamando por socorro nas entrelinhas das redes sociais, o desenvolvimento do Algoritmo da Vida humaniza a tecnologia e nos passa um sentimento de dever cumprido, de ajuda ao próximo”.

A ação tem a idealização da agência Africa.

Ficha Técnica

Projeto: O algoritmo da Vida
Cliente: Rollingstone
Ano: 2019

IA

Cannes Lions 2019
Bronze Cannes Lions (Social & Influencers)
ShortList Cannes Lion (Creative Data Lions)

©2020 BIZSYS

Rua Dom João V, 432
Lapa – São Paulo

+55 (11) 3288-2121